JESUS FREAKS (LOUCOS POR JESUS)

JESUS FREAKS (LOUCOS POR JESUS)

AS HISTÓRIAS QUE VOCÊ VAI LER AQUI, SÃO TODAS VERDADEIRAS....SÃO MÁRTIRES DE CRISTO QUE MORRERAM PARA QUE VOCÊ TIVESSE ACESSO À PALAVRA DE DEUS HOJE... ENTÃO.... DÊ VALOR A ESTA PALAVRA.

PESQUISA URBANA

sábado, 17 de setembro de 2011

EVANGELISMO URBANO COM JOVENS - PARTE 02

Pastor Márcio Tunala

tunala@ibb.org.br

Estratégias de evangelismo


A Palavra de Deus de forma clara e objetiva nos convoca para a grande comissão.

No ministério jovem devemos ter a preocupação de cumprir esta ordenança que o próprio Senhor Jesus nos confiou.

Evangelizar é partilhar do amor de Deus revelado na nossa própria vida, compartilhar da transformação que Deus realizou em nós é prioridade na vida de qualquer cristão. Uma grande força que a igreja possui é a força jovem. Investir na capacitação de jovens para a evangelização é utilizar da sabedoria bíblica, que conforme registrado no livro de 1Jo2:14 diz: “eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a Palavra de Deus está em vós”. 

Externo - Uma necessidade eminente da igreja atual é, “sair das quatro paredes” e ir de encontro à sociedade. Nos parques, ruas, escolas, faculdades, empresas que encontramos a grande massa de pessoas que necessitam escutar do amor de Deus. A igreja precisa ser ousada, criativa e totalmente dependente do Espírito Santo de Deus para alcançar vidas e assim glorificá-lo.

Blitz Uma forma criativa de abordagem evangelística a carros em semáforos. Alguns jovens abordariam os motoristas com literaturas (jornal da igreja, convites de eventos futuros, folhetos bíblicos, etc...) e outros com banner´s, faixas expondo a proposta da campanha ou divulgação. Essa estratégia é ideal para promover a igreja local no bairro e na cidade.

Batalhão da alegria - Palhaços, brincadeiras, pinturas, pulseiras das cores. Esta ferramenta tem como objetivo alcançar crianças com a palavra de Deus de forma divertida, criativa e didática. Devem ser utilizados em parques, escolas, hospitais, festas, igrejas, empresas e até mesmo pelas ruas. 

Stomp Combinação de percussão, dança e comédia visual, produzindo sons extraordinários. Tem como finalidade aglomerar um grande número de pessoas. Entre uma apresentação e outros testemunhos serão dados.

Street DanceÉ uma "dança de rua" que possui movimentos fortes, rápidos, sincronizados, simétricos e/ou assimétricos de pernas, braços, ombros e cabeça. Estes movimentos são valorizados através da expressão facial e corporal bem trabalhadas, bem como na utilização de músicas específicas para sua prática, onde “batida forte” é a sua maior característica. Tem sido uma forma criativa de apresentar a mensagem bíblica através da dança.

Teatro - O teatro traz para o palco não necessariamente como personagem, mas, como presença viva do Senhor Jesus.

Desde os que montam o espetáculo aos que representam, o objetivo e a razão do teatro é levar a palavra de DEUS até os jovens que o assistem.

Não cria apenas uma representação diferente, mas, glorifica a Deus. Esta é, sem dúvida, uma forma muito especial de levar a mensagem de Cristo. A mensagem com uma aplicação visual e interativa como o teatro é sempre muita bem guardada e memorizada. Por isso, em nossas reuniões e eventos evangelísticos e comemorativos sempre fazemos apresentações com o grupo de teatro. Fazendo dele uma parte complementar da mensagem pregada.

Pantomima - Podemos dizer que pantomima é uma espécie de teatro gestual, diferenciando-se da expressão corporal e da dança. “É a arte objetiva da mímica, de narrar histórias através do movimento corporal. A pantomima é usada como acessório dos comediantes, cômicos, clowns, atores, bailarinos, enfim, os intérpretes”. Mesmo sem a utilização da fala a pantomima apresenta Cristo com muita eficácia.

Torcida de Cristo Esta ferramenta é utilizada em jogos esportivos. Um grupo de jovens surge no estádio ou ginásio, de preferência um grupo grande que seja percebido pelos demais, devidamente uniformizado com a camisa do time ou times que estão jogando e munido de faixas, banners, bandeiras com a campanha proposta, exemplos: “A vida não é droga: ,“Tempo de paz “(campanhas da Jubepar), “Jesus é 10”, folhetos evangelístico.

Esta é uma boa estratégia para ser utilizada em jogos da seleção brasileira, pois é jogo de uma só torcida. Este projeto é ideal ser realizado por várias igrejas para que o número de jovens seja considerável e chame a atenção da mídia, que levaria a um número imenso de pessoas a serem alcançadas com a mensagem. A campanha “Tempo de paz” é a ideal para este projeto, visto que a violência tem sido cada vez mais presente nas partidas de futebol. 

Água da Vida esta é uma ferramenta apropriada para parques, onde pessoas que estão caminhando são abordadas no percurso e recebem um copo de água bem gelado, um folheto que apresenta Jesus como a Água da Vida e a afirmação do jovem da equipe Água da Vida que Jesus é a água da vida. 

Trilhas ecológicas Uma estratégia bem fascinante, simples e de resultados práticos é a realização de caminhadas ecológicas, trilhas com motos e bike.
O grupo de jovens da igreja convida amigos não crentes para realizar as trilhas. Chegando ao local realiza-se um pequeno momento de adoração e, testemunhos do que Deus tem para realizar na vida dos jovens não crentes do grupo. No final do passeio é realizado um momento de oração, compartilhando pedidos e agradecimento considerando o não crente para que participe deste momento algo que normalmente acontece de forma natural.

SPD Este projeto é uma ferramenta utilizada de forma individual. O jovem é treinado para dar seu testemunho pessoal em cinco minutos utilizando uma camisa com seguinte frase: SOU PROVA DISTO. Quando as pessoas no ambiente de trabalho, estudo, etc... questionarem a frase, o jovem dará seu testemunho pessoal afirmando que é prova do amor de Deus. Este projeto evangelístico foi desenvolvido e criado pelo ministério jovem da Primeira Igreja Batista de Curitiba. 

Evangelismo no parque: este evento evangelístico é sem dúvida um dos mais envolventes. Utiliza um grande número de jovens e recursos. As equipes, que são formadas por aproximadamente cinco jovens, são espalhadas em locais estratégicos, onde as pessoas que estão caminhando pelo parque são abordadas várias vezes com elementos totalmente diferenciados.

A mesma pessoa é abordada pela equipe da vida não é droga, mais a frente outras equipes estão trabalhando com as crianças (pintura de rostinhos, pintura de papel bobina, modelagem de balões e distribuição das pulseiras das cores), mais à frente a equipe do hip-hop está formada e a roda do break, apresentação de street, acontece aglomerando um grande número de pessoas. O grupo da saúde está em outro local medindo pressão, instruindo sobre higiene bucal e, tantas outras coisas podem ser agregadas na área da saúde. Mais à frente folhetos ou jornais da igreja são distribuídos à população. Temos assim diversas formas de abordagem para todas as faixas etárias no parque. 

Equipes possíveis para um evento no parque:

·        Recreação infantil (pintura de rostinhos, desenhos...)
·        Recreação infantil (pintura e desenhos em papel bobina)
·        Modelagem de balões
·        Pulseira (livro sem palavras)
·        Teatro infantil; Contador de história.
·        A Vida Não é Droga “Campanha de prevenção às drogas” (Jubepar)
·        Literatura – nosso jornal / convites de eventos futuros / folhetos / folder igreja...
·        Roda de pagode
·        Hip-hop
·        Saúde – medir pressão, higiene bucal…
·        Street dance
·        Pantomima
·        Sombra (dois ou três jovens caracterizados caminhando juntos)

OBS.: Crie equipes com as idéias do seu grupo de jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário